Agro fortalecido em tempo de dificuldades


O agronegócio sairá fortalecido da pandemia. É o que projeta o presidente da Associação Brasileira de Angus, Nivaldo Dzyekanski. Na 3ª edição da live #OAgroNãoPara, realizada por Sociedade Rural de Maringá e GMC Eventos com apoio da CBN Maringá nessa segunda-feira (6/7), o dirigente defendeu o trabalho feito por pecuaristas e agricultores nos últimos meses de forma a manter a oferta de alimento à população mesmo em tempos difíceis. “As pessoas estão reconhecendo que é do campo, do trabalho dos nossos, carinhosamente falando, peões que trabalham do nascer do sol ao pôr do sol que saí o alimento para o mundo inteiro”, afirmou, ao lado da presidente da Associação Brasileira de Criadores de Devon, Simone Bianchini, e do diretor técnico da Associação Brasileira de Criadores de Zebu, Gabriel Garcia Cid.

Dzyekanski ressaltou que, se o agro parasse durante a pandemia, o alimento não estaria chegando à mesa das famílias e destacou a importância de uma alimentação saudável e equilibrada para a saúde da população. “Eu sempre digo no meu rancho que a melhor prevenção que nós podemos dar aos animais não é o medicamento que entra pelas veias e, sim, a alimentação. E nós, seres humanos, não somos diferentes. O mundo precisa do agro”, reforçou. Para o dirigente, outra grande lição deixada pela pandemia será a valorização dos recursos disponíveis.

Para garantir à população uma carne premium, os colaboradores da Angus seguem trabalhando com cuidados redobrados em função da pandemia. “O administrativo está em home office, mas o Programa Carne Angus Certificada segue atuando. As visitas dos técnicos no campo continuam, assim como o registro de animais e a classificação de carcaças nos frigoríficos, garantindo ao consumidor uma carne de qualidade no dia a dia”, informou Dzyekanski.

Em relação a mudanças e cancelamentos de exposições como a Expointer, o presidente da Angus lamentou, mas afirmou que este é o momento de cuidar da vida e da saúde das pessoas. “Nós estamos de acordo com a determinação do Ministério da Saúde e seguiremos aquilo que for decidido por eles. Temos certeza que a hora que isso passar, as feiras retomarão e lá estaremos com a Angus”.

Durante o debate, o presidente também falou sobre os trabalhos realizados pela Associação Brasileira de Angus para selecionar animais mais eficientes e resistentes a determinadas características, como o Teste de Eficiência Alimentar e a Parceria Público-Privada (PPP) para o uso da seleção genômica, ambos realizados em conjunto com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Além disso, defendeu a importância da sustentabilidade na pecuária, trabalho fomentado pela Angus através do Selo Sustentabilidade.

A mediação da transmissão ficou por conta do jornalista Sérgio Mendes, do CBN Rural, e da presidente da Sociedade Rural de Maringá, Maria Iraclézia Araújo.

A live está disponível na íntegra no YouTube da Sociedade Rural de Maringá.

Fonte: Angus

Anterior Paraná atinge 8% da área de milho colhida
Próxima Webinar CBN Recuperação econômica será a partir do terceiro trimestre