Abrafrigo critica lista a ser apresentada a importadores chineses


De acordo com a entidade, 16 dos 24 frigoríficos selecionados pelo governo são de grandes exportadores
 
A Associação Brasileira de Frigoríficos divulgou nota nesta quinta-feira criticando a lista de 24 empresas a ser apresentada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) a importadores chineses durante visita oficial ao país na semana que vem. De acordo com a entidade, 16 frigoríficos selecionados pelo governo são de grandes exportadores que já vendem para o mercado chinês como a JBS e o Minerva.
 
“Isso contraria frontalmente o discurso do governo de que democratizaria e criaria maiores oportunidades para empresas de médio porte exportarem para a China. Estados que são importantes produtores como Tocantins, Goiás, Rondônia, Bahia, Mato Grosso do Sul e Pará ficam sem sequer um representante nestas exportações”, informou, em nota, o Presidente da Abrafrigo, Péricles Salazar.
 
A lista de empresas foi encaminhada pela embaixada brasileira ao embaixador Orlando Ribeiro no último dia 26 de abril, mas só foi divulgada no último dia 30 de abril. Entre os critérios adotados pela pasta, está a a exigência de que as novas plantas também estejam habilitadas a exportar para a União Europeia. A exigência se soma ao sistema anterior, de auditoria por amostragem para selecionar os frigoríficos em boas condições sanitárias.
 
“A Abrafrigo contesta veementemente esta situação e roga ao Mapa que priorize os frigoríficos que foram auditados, ainda não habilitados e outros que estavam aguardando mediante o critério de amostragem que vigorou até agora”, defende a nota da entidade.
 
A Abrafrigo defende ainda que, caso exista realmente a necessidade de se utilizar o padrão usado pela União Europeia para as novas plantas, que sejam priorizadas as empresas que possuem que ainda não exportam para a China, “evitando a concentração daquele mercado num 
Anterior Colheita de soja atinge 68,1% da área
Próxima Celulares ganham espaço no campo e facilitam gestão