ABCZ comemora 100 anos com desafios além da genética A 85ª Expozebu será fortalecida por conta das comemorações do centenário


Em comemoração ao aniversário de 100 anos de existência da ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Gado Zebu (ABCZ), a 85ª ExpoZebu, que será realizada entre 27 de abril a 5 de maio de 2019, em Uberaba, MG, promete ser uma edição histórica. Prova disso está na grande quantidade de leilões e shoppings de animais confirmados para evento, que supera os números da feira do ano passado, além de muitas outras programações especiais. “Temos muito a festejar, pois podemos dizer que, se a pecuária brasileira é hoje uma das maiores referências mundiais, esse sucesso passa pelo trabalho da ABCZ e pelas mãos de milhares de criadores e técnicos que deram importante contribuição ao melhoramento genético das raças zebuínas”, ilustra o presidente da entidade, Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges, o “Arnaldinho”.

Segundo ele, o processo de desenvolvimento e o aprimoramento da pecuária no Brasil se confunde com a própria histórica da ABCZ, que quando surgiu, em 1919, levava o nome de Herd Book da Raça Zebu. Já naquela época, a entidade de criadores surgiu com o intuito de fiscalizar e garantir que os animais utilizados pelos criadores fossem realmente “originais”, ou, para utilizar o termo técnico, “Puros de Origem – PO”.

De lá para cá, a entidade passou colecionar números grandiosos que condizem com a enorme transformação da pecuária brasileira ao longo de um século. Atualmente, são 22 mil criadores ligados à ABCZ, que conta com um banco de dados com quase 13 milhões de Registros Genealógicos de Nascimento (RGN´s), outros 6,7 milhões de Registros Genealógicos Definitivos (RGD´s), além de mais de 14 milhões de animais avaliados pelo programa de melhoramento PMGZ Corte e Leite. Veja a reportagem completa na edição de abril da Revista DBO.

Anterior Valor proteico versus grãos danificados: como ganhar mais com a soja
Próxima SRM LAMENTA DECISÃO DO PARANÁ DE ANTECIPAR RETIRADA DA VACINAÇÃO CONTRA FEBRE AFTOSA