A futura ministra da Agricultura, deputada federal Tereza Cristina (DEM-MS), disse que o novo organograma da pasta prevê dois vice-ministros com o mesmo status diferenciado de poder, um nível acima dos secretários. Os cargos serão ocupados pelo deputado federal Marcos Montes (PSD-MG), indicado para ser o vice-ministro executivo, e o presidente União Democrática Ruralista (UDR), Nabhan Garcia, o futuro vice-ministro de assuntos fundiários.
Segundo a ministra, a ideia já é desenvolvida pelo futuro ministro da superpasta da Economia, Paulo Guedes, cuja estrutura de comando irá englobar outros ministérios. Além dos dois vices, o organograma da Agricultura incluirá a Secretaria de Defesa Agropecuária, de Política Agrícola, de Relações Internacionais do Agronegócio, de Tecnologia, e da Agricultura Familiar e da Pesca, que serão incorporadas.
“Vamos mudar muitas coisas porque vamos juntar três ministérios em um, com a vinda da Agricultura Familiar, da Pesca e o próprio Ministério da Agricultura”, afirmou Tereza Cristina após reunião da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), em Brasília.
Ela disse que conversou rapidamente com Guedes sobre questões orçamentárias e de financiamento agrícolas. “Mas não tivemos ainda a reunião que deveríamos ter (por causa do desenho do futuro governo).” “Por enquanto, cada um está cuidando da caixinha e existe equipe central que recebe informações para colocar na legalidade para dar a moldura institucional”, afirmou.
Fonte: ESTADÃO CONTEÚDO
Foto: EBC