Cavaleiros e amazonas de diversos estados do país vão estar reunidos de quarta a sábado desta semana (18 a 21), no Parque de Exposições de Maringá, participando da 1ª etapa da II Copa SGP de Três Tambores e 6 Balizas. Considerada a maior prova do Paraná nessas modalidades esportivas, a etapa contará com cerca de 300 competidores e mais de 500 animais, segundo informações da organizadora do evento, Marli Faria.
Inscreveram-se para a competição atletas do Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A competição acontece dividida por diversas categorias, que vão desde Mirim (crianças de 4 a 8 anos) até Amador Master (acima de 40) à categoria aberta profissional, entre outras, tanto no masculino quanto feminino.
O primeiro dia do evento (quarta-feira) é destinado apenas aos treinos dos competidores. As provas propriamente ditas começam na quinta-feira. Durante os três dias (19 a 21), as disputas acontecem na Arena Coberta Joaquim Romero Fontes, das 8 às 19 horas.
Em especial, haverá a prova de Potro nas categorias Aberta e Feminina, na sexta, a partir das 18 horas. Esta é uma das provas que mais chamam a atenção por se tratar de animais iniciantes, ou seja, potros de 4 anos de idades. A prova é chamada “Potro do Futuro” e tem importância, segundo Marli Faria, porque mostra os animais que vão ser destaque no futuro. O animal campeão vai ser premiado com R$ 40 mil. “Nós temos uma expectativa grande nessa prova porque a Copa SGP é a que melhor premia esses animais em todo o país”, diz Marli.
A 2ª Copa SGP vai distribuir um total de R$ 310 mil em prêmios. Dentro do evento, haverá ainda prova classificatória para o The American 2020, competição tradicional que acontece em Las Vegas (EUA) todos os anos. Quem vai realizar a prova e pontuar os atletas é a ABQM (Associação Brasileira de Cavalos Quarto de Milha).
Foto: Hugo Lemes