Na última quarta-feira, dia 20, foi encerrada a 20ª Expovale (Exposição Agropecuária e Industrial do Vale do Ivaí), em Ivaiporã, iniciada no dia 14 deste mês. A feira, promovida pela prefeitura, contou com exposição de animais, maquinários e implementos agrícolas, além de uma programação técnica e apresentações culturais. Cerca de 50 expositores da região participaram da feira e o IDR-Paraná esteve presente em diversos espaços com a realização de eventos cursos, treinamentos e encontros de produtores.
No espaço denominado Fazendinha o IDR-Paraná mostrou diversas práticas dentro do segmento Inovação e Negócios. Os visitantes puderam conhecer as práticas de monitoramento e controle da ferrugem asiática da soja, a produção sustentável de grãos, o manejo integrado de doenças e de pragas, além das variedades de feijão do Instituto. Na área de horticultura convencional e orgânica, a atenção se voltou para a fruticultura e as variedades de mandioca do IDR-Paraná. No stand dedicado ao café, foram realizadas oficinas de degustação de cafés. O Instituto Federal do Paraná-Campus de Ivaiporã e o Instituto levaram à feira cinco variedades de café adaptadas à região.
Durante a Expovale, o IDR-Paraná realizou um torneio Leiteiro que elegeu as vacas com maior produtividade de leite da região. A campeã foi a vaca Nutella, pertencente a Osvaldir Spiti, que produziu 177,95 kg de leite em três dias e 59,31 litros diariamente. Na categoria vaca jovem, a vencedora foi a Faísca, de Alana e Elinton Spiti, com 178,10 kg de leite total e 59,36 litros por dia. Também foi feito o lançamento do Clube da Bezerra. A iniciativa procura envolver crianças e jovens no manejo do rebanho, promovendo um concurso para eleger as bezerras com melhor desenvolvimento. Segundo os extensionistas, o Clube da Bezerra é uma forma de sedimentar a sucessão familiar na propriedade, fazendo com que os jovens se interessem pela atividade pecuária. Os visitantes também puderam conhecer animais da raça Purunã, desenvolvida pelo IDR-Paraná.
O Concurso Regional de Cafés Especiais premiou três produtoras da região. Francisca Alice Santiago, de Grandes Rios, ficou em primeiro lugar, seguida por Cirene Lunardello, Natalina Bovo, ambas de Lidianópolis, e Lisiane Ravar, de Ivaiporã. O IDR-Paraná também promoveu o Encontro Regional de Produtores de Leite, a reunião mensal do Território do Ivaí, o Encontro Regional de Piscicultura, o Encontro Regional de Fruticultura e o Encontro de Mulheres Rurais.
O protótipo de uma casa em madeira foi montado no parque de exposições para a visitação do público. A Casa Sustentável, com cerca de 60 metros quadrados, foi construída com madeira tratada e é uma alternativa de construção rápida e de baixo custo. O modelo foi montado em apenas 72 horas e foi doado para o município, devendo servir de moradia para o zelador o parque de exposições.
A Rua das Agroindústrias reuniu durante a Expovale diversos empreendedores da região que puderam comercializar diversos produtos como queijos, cachaça, derivados de uva, mel, café e frutas desidratadas. As vendas totalizaram R$ 18.000, mas os ganhos vão além desse valor. Muitos produtores afirmaram que a feira foi uma oportunidade para colocar suas marcas em evidência, dar mais visibilidade para a produção regional, fazer contato com futuros compradores e acertar a participação em outros eventos.