Extensionistas do IDR-Paraná participam de capacitação para produção de mudas orgânicas


O mercado orgânico está em expansão e o Paraná lidera a produção deste setor no Brasil, segundo dados da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab). Para atender à crescente demanda por suporte técnico durante a transição agroecológica, extensionistas rurais do IDR-Paraná de diversas regionais participaram do Curso de Produção de Mudas Orgânicas.

Realizado na Estação de Pesquisa em Agroecologia do IDR-Paraná em Pinhais,  o curso incluiu uma série de tópicos essenciais para a produção de mudas orgânicas de qualidade. “O objetivo é oferecer uma visão ampla da cadeia de produção de mudas de hortaliças” enfatizou Tiago Hachmann, engenheiro agrônomo e organizador do curso. Integrantes do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) ofereceram suporte sobre legislação aplicável, abrangendo temas como normas para produção de sementes e mudas, utilização de substratos e insumos. Posteriormente, técnicos especialistas do IDR-Paraná ministraram temas como formulação de substratos, tipos de recipientes, manejo de irrigação e adubação e manejo fitossanitário.

“Não só abordamos as técnicas de produção que aprimoramos para a região metropolitana de Curitiba, como também discutimos sobre os ajustes que podem ser feitos de acordo com as especificidades ambientais de cada região do Paraná. A ideia é que os técnicos difundam esse conhecimento em suas regiões, promovendo a produção orgânica de mudas com qualidade em todo o estado”, explicou Karla Piekarski, engenheira agrônoma do IDR-Paraná e uma das responsáveis pela metodologia do curso.

O conteúdo programático também incluiu aspectos práticos, como a escolha das bandejas adequadas, técnicas de manejo e o controle de qualidade das mudas. No encerramento, os participantes realizaram uma visita a um viveiro de mudas em Colombo, onde puderam observar de perto o processo de produção e discutir técnicas de manejo no local.

“É muito importante sempre estarmos em contato com os colegas que também atuam na área para uma troca de experiências e discussão sobre o que poderia e o que tem sido feito no segmento. Temos uma missão de impulsionar a produção orgânica de hortaliças e o ponto de partida é a produção de mudas nesse sistema, algo que ainda é praticamente inexistente em nosso estado. Com isso, pretendemos ter as ferramentas básicas para que cada produtor possa adaptar essas técnicas em suas propriedades” destacou o Erivan de Oliveira Marreiros, o IDR-Paraná de Cascavel.

Segundo João Reis, coordenador estadual de Olericultura do IDR-Paraná, a produção de mudas orgânicas é um desafio em que o estado tem potencial para fazer a diferença, especialmente no apoio aos agricultores em transição agroecológica. “Queremos levar este conteúdo para as regiões e fortalecer a importância de mudas de qualidade no sistema produtivo. Precisamos conscientizar os agricultores de que o valor a mais pago por uma muda de qualidade reflete em melhores resultados na produção”, afirmou.

Anterior Safra 2024/2025: plantio de soja chega a 74% e do milho a 97% no Paraná
Próxima Governo transfere R$ 1 milhão para municípios em situação de emergência por estiagem