Governança Inova Agro desenvolve potencialidades do setor na região de Maringá


Grupo troca informações sobre tendências e faz conexões entre ecossistemas do agronegócio e de inovação

A Governança Inova Agro se reuniu nesta quarta-feira (10) para debater pautas relevantes que envolvem temas relacionados ao Agronegócio e ambiente de inovação. Os encontros são realizados uma vez por mês no espaço de inovação localizado no Agro Museu do Parque Internacional de Exposições, envolvendo representantes do Sebrae, Sociedade Rural de Maringá (SRM), Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim), Universidade Estadual de Maringá (UEM), Unicesumar, Cooperativa Agroindustrial de Maringá (Cocamar), Sicredi e dos segmentos Agro e Tech.

Na pauta desta reunião, foram abordados assuntos como a identidade da governança e o espaço físico, missão técnica e eventos de inovação, também foi definida uma agenda integrada entre os setores Agro e Metalmecânico. Foi criado um grupo gestor, que ficará responsável pelo espaço Inova Agro, composto por integrantes da SRM, UEM, segmento do Agronegócio e ambiente de inovação.

Para o empresário e consultor, Ricardo Mattielo, o encontro consolidou algumas ações que vem sendo executadas em conjunto por entidades e empresas que participam da Governança Agro de Maringá. “O Inova Agro contempla todas as vertentes do Agronegócio, desde produtores, empresas privadas, passando por ambientes de inovação, e principalmente as instituições de ensino superior, onde nascem importantes pesquisas científicas do setor”, disse.

A Governança envolve pessoas altamente qualificadas em diferentes áreas de atuação, engajadas no movimento, que debatem e promovem eventos que conectam as demandas com as soluções disponíveis no mercado.

Segundo a presidente da Sociedade Rural, Maria Iraclézia de Araújo, a meta para os próximos meses é fazer crescer o movimento e dar visibilidade para o que está sendo produzido a partir destas ações. “Dessa forma, produtores, pecuaristas e empresas ligadas ao Agronegócio vão saber que temos um terreno fértil para atender às crescentes demandas do setor”, afirmou.

A gestora de Projetos do Sebrae, Beatriz Poletto, explica que o objetivo da Governança é gerar valor para o Agronegócio, um dos principais pilares econômicos do País, que possui demandas como a segurança alimentar e a sustentabilidade na produção de alimentos. A intenção é dar algumas respostas para essas demandas globais com iniciativas geradas aqui.

Anterior Encontro vai reunir pecuaristas da região de Maringá no Parque de Exposições
Próxima Avanço da semeadura de trigo na Região Sul desafia variações climáticas