Trade turístico apresenta prioridades para a definição de políticas públicas


A administração municipal quer Maringá como cidade turística por tratar-se de uma indústria limpa que rende sete vezes mais o investimento realizado, diz vice-prefeito Edson Scabora

Qual é o perfil do turista que vem a Maringá? Ele vem somente para visitar familiares ou participar de algum evento ou aproveita para passear pela cidade, conhecendo o que Maringá tem de atração turística? Por que grandes eventos que poderiam acontecer em Maringá são desviados para cidades com mais atrativos, principalmente Foz do Iguaçu? Alguém consegue saber tudo o que a cidade tem para oferecer apenas consultando a internet? O que precisa ser feito para atrair mais turistas, como mais setores poderão ser beneficiados pelos visitantes?

Estes foram alguns dos muitos questionamentos apresentados durante a 1ª. Conferência Municipal de Turismo, realizada na manhã desta quarta-feira (3) no Centro de Eventos Ermelindo Bolfer, do Parque de Exposições, com a presença de representantes de todos os segmentos que compõem o trade turístico de Maringá.

Com o objetivo de mobilizar os atores públicos e privados que integram o sistema de turismo para discutir o cenário atual da atividade, as perspectivas para os próximos anos, estratégias de longo prazo e apresentar contribuições para o próximo ciclo das políticas públicas de turismo no município, a Conferência foi realizada pela prefeitura, por meio da Diretoria de Turismo da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico, com apoio do Conselho Municipal de Turismo, Maringá e Região Convention & Visitors Bureau, Rede de Turismo Regional (Retur), Paraná Turismo e outras instituições do setor, inclusive associações que de uma forma ou de outra ajudam a incrementar o turismo.

“É um sonho antigo a realização desta conferência”, disse o presidente do Conselho Municipal de Turismo e presidente do Conselho Curador do Convention Bureau, Dirceu Gambino, lembrando  que esta é a primeira vez que todo o trade se junta para discutir políticas públicas para o setor e o que caberá a cada um fazer para que os objetivos sejam alcançados.

Para o diretor de Turismo da prefeitura, Amarildo Torres, o objetivo foi alcançado porque foram definidas algumas prioridades, que agora serão devidamente estudadas pelas instituições ligadas ao turismo e se tornarão material para as ações da administração municipal pelos próximos anos.

“Podemos não ter as riquezas naturais que são a força do turismo de algumas regiões, mas temos outros recursos que, se bem trabalhados, bem divulgados, são atrativos turísticos”, disse o vice-prefeito Edson Scabora, destacando, como exemplos, a rica gastronomia de Maringá, as cervejarias artesanais, os parques, a decoração natalina (Maringá Encantada). “A atual administração municipal quer Maringá como cidade turística porque o turismo é uma indústria limpa e rentável. O investimento nesta área dá um retorno sete vezes maior”, destacou.

Segundo Scabora, agora cabe a quem trabalha com o turismo indicar os caminhos.

Em um dos grupos de discussão, chegou-se à conclusão de que para se estabelecer caminhos a serem seguidos primeiro é preciso mapear o turismo em Maringá, identificar o perfil do turista que vem à cidade, o que ele vem fazer e como aproveita o que a cidade tem a oferecer.

A superintendente Executiva do Convention, Yara Linschoten, destacou a necessidade de uma ampla divulgação do que a cidade tem a oferecer. Segundo ela, muitas pessoas vêm de outros Estados para algum evento e acabam voltando sem conhecer pontos turísticos que poderiam ser marcantes.

A Conferência contou também com uma palestra pelo engenheiro Celso Saito, presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento de Maringá, sobre como a cidade está sendo pensada e estruturada para o futuro e como este planejamento influenciará na captação de eventos turísticos e atrairá pessoas de fora para conhecer e aproveitar a cidade. O gerente de Inovação da Secretaria de Inovação, Indústria e Comércio, Franz Wagner, falou sobreo conceito de cidade inteligente e sua relação com o turismo.

Outras palestras ficaram a cargo da diretora Técnica da Paraná Turismo, Deize Bezerra, e do presidente da Paraná Turismo, Jacó Gimenes.

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