Venda de máquinas e equipamentos registra crescimento de 2,3% no primeiro trimestre ante 2019


Mesmo com desaceleração dos investimentos no mercado global, setor manteve o crescimento sazonal do mês de março

No primeiro trimestre de 2020, a indústria brasileira de máquinas e equipamentos registrou crescimento de 2,3% na comparação primeiro trimestre de 2019. No entanto, em relação ao último trimestre de 2019 houve queda de 5,2%. Os dados foram divulgados hoje, 28 de abril, pela Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq).

Na ponta, mesmo influenciado pela desaceleração dos investimentos no mercado global, o comportamento da indústria de máquinas e equipamentos manteve o crescimento sazonal do mês de março.

Em março de 2020, o setor de máquinas e equipamentos registrou faturamento de R$ 10,9 bilhões. O valor representa um crescimento de 10,6% sobre o mesmo mês de 2019. Segundo a Abimaq, esse avanço da receita total foi sustentado pela melhora nas vendas internas que registraram crescimento de 15,7% no mesmo período, em contrapeso ao arrefecimento das vendas ao exterior medidas em dólar que recuaram -12,6%.

A entidade aponta que o 4º trimestre de 2019 já havia dado sinais de atividade econômica mais lenta, uma vez que no período a receita encolheu 9,8% contra o trimestre imediatamente anterior. “O resultado do primeiro trimestre de 2020 mostra continuidade dessa desaceleração (-5,2%). E em março, já há registro de queda na comparação interanual (contra março 19) no nível de emprego (-1,2%), na carteira de pedidos (-13,4%) e no nível de utilização da capacidade instalada (-3,7%)”, informa a Abimaq.

Ainda conforme a instituição, diante dos desdobramentos da Covid-19 no mundo, o cenário interno é incerto no curto prazo. O natural esfriamento da demanda, a dificuldade de obter insumos tanto nacionais quanto importados, as dificuldades em obter capital de giro são algumas dessas preocupações dos fabricantes.

A Abimaq lembra também que está monitorando todas as questões envolvendo o coronavírus diariamente, na intenção de abastecer as equipes do Governo com informações que lhe permita exercer ações de mitigação dos impactos da pandemia da Covid-19 no setor produtivo.

Fonte: DBO RURAL

Anterior Instituição árabe busca fornecedores de 14 tipos de produtos do agronegócio para abastecimento
Próxima China bate recorde de importação de carne bovina