Maria Iraclézia recebe Prêmio ACIM Mulher em evento no Moinho Vermelho


A presidente da Sociedade Rural de Maringá, zootecnista Maria Iraclézia de Araújo, recebeu ontem à noite (15/03) o prêmio ACIM Mulher, em solenidade que reuniu aproximadamente 700 convidados no Buffet Moinho Vermelho. Concedido pela Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM), por meio do ACIM Mulher, o prêmio reconhece mulheres que desempenham papel relevante na sociedade e atuam pelo bem comum.

Maria Iraclézia é produtora rural e, também,  presidente do Maringá e Região Convention & Visitors Bureau. Ela assumiu o comando da SRM pela primeira vez em 2008 e está na quarta gestão como presidente, sendo a primeira mulher a ocupar o cargo em uma entidade do gênero no país. A SRM é responsável por uma das maiores feiras do setor no Brasil, a Expoingá. Na entidade, Maria Iraclézia se dedica a vários trabalhos sociais, como a arrecadação de 120 toneladas de alimentos e mais de 60 mil itens de higiene pessoal nos últimos dois anos para entidades sociais.

             A ganhadora do prêmio ACIM Mulher foi escolhida, em novembro de 2018, por uma comissão julgadora, que votou entre as candidatas que tiveram maior número de indicações feitas por 21 entidades. Entre os requisitos, as candidatas precisam morar em Maringá, ter desenvolvido atividade, pesquisa, produto ou projeto de destaque, apresentar soluções significativas em sua área de atuação, servir de modelo para outras iniciativas.

            “Esse prêmio tem uma simbologia importante devido aos critérios de avaliação e a credibilidade das entidades envolvidas”, diz Maria Iraclézia. “Fiquei  muito feliz com a indicação. O sentimento é de gratidão, pois entendo que o prêmio é o reconhecimento do meu trabalho realizado e da minha dedicação ao longo dos anos”, afirmou.

Solenidade

          O evento para a  entrega do prêmio reuniu autoridades municipais, estaduais, lideranças empresariais  e representantes de diversas entidades maringaenses. Para a presidente da Acim Mulher, Cláudia Michiura, a homenagem é merecida. “Falar da Iraclézia é falar da mulher guerreira, corajosa, trabalhadora e que tem enorme orgulho da família. Iraclézia representa a mulher múltipla e empreendedora, que trabalha para conquistar o seu espaço.”

          O presidente da Acim, Michel Felipe Soares, definiu Iraclézia como mulher forte que vê oportunidade onde outros não veem. “Mulher inquieta, de olhar apurado, uma empreendedora que inspira a todos nós. Esta é uma noite de reconhecimento a tudo que ela tem feito em .prol da melhoria de nossa comunidade”, disse ele.

           Na visão de prefeito Ulisses Maia, a escolha do nome de Maria Iraclézia para receber o prêmio Acim Mulher é inquestionável. “Estou honrado em participar dessa solenidade, porque Maria Iraclézia, além de personalizar a mulher empreendedora, é uma agente da sociedade civil organizada plenamente comprometida com a nossa cidade”, frisou.

Emocionada com todas as homenagens, Iraclézia lembrou a história de sua família no nordeste cearense, falou dos exemplos da mãe e da acolhida que teve em Maringá, onde chegou jovem, fez faculdade, casou-se, teve filho e construiu sua vida.  “Essa cidade me abraçou. Enfrentei dificuldades e muitas vezes tive vontade de voltar para perto de minha família. Mas lutei para superar as dificuldades porque vi em Maringá uma cidade cheia de oportunidades. Gosto do trabalho voluntário e o que faço é também uma forma de retribuir tudo o que obtive nesta cidade”, concluiu.

Trajetória

Maria Iraclézia é natural de Acopiara/CE e a caçula de seis irmãos. “Nasci e me criei em uma propriedade rural. Meu pai trabalhava com algodão, milho, feijão e outros. Venho de origem simples, do qual me orgulho muito. Só saí desse ambiente agro aos 12 anos, quando meus pais enviaram a mim e meus irmãos para a cidade, em Iguatu, para estudar”, contou ela em entrevista à Acim.

Após concluir o ensino médio, Iraclézia veio passar as férias na casa de um tio, em Maringá, e escolheu ficar. “Queria fazer veterinária, mas na época não tinha na Universidade Estadual de Maringá (UEM). Então, fiz vestibular para Zootecnia, passei e colei grau em 1999. Escolhi Maringá para estudar e viver, e sou grata à cidade e às pessoas daqui.”

Na busca por qualificação não parou. Iraclézia viu que tinha afinidade com a área de gestão e fez uma segunda graduação, em Gestão de Agronegócio. Também é pós-graduada em Gestão, Produção e Sanidade Animal. Foi professora universitária e é empresária do ramo de publicidade. Este ano, assumiu também a presidência do Maringá e Região Convention e Visitors Bureau, como primeira mulher a presidir a entidade.

Anterior Safra 2018/2019
Próxima Abates podem registrar novo aumento ou estabilidade em 2019