IDR-Paraná empossa primeiro Conselho Consultivo Mesorregional


A reunião foi nesta sexta-feira, 30 de outubro, em Francisco Beltrão

O primeiro Conselho Consultivo Mesorregional (CCM) do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater (IDR-Paraná) é o da região sudoeste do Estado. Os conselheiros tomaram posse nesta sexta-feira, 30 de outubro, em Francisco Beltrão.

“O Sudoeste tem um tecido social muito rico e o trabalho do conselho mesorregional dará mais eficácia às demandas regionais. Este é só o primeiro passo que damos para a formação dos Conselhos. Na próxima semana, mais quatro conselhos serão formados e, até a primeira quinzena de novembro, todos os conselhos estarão oficialmente criados”, explica Rafael Fuentes Llanillo, Diretor de Integração do IDR-Paraná.

Os conselhos fazem parte da estrutura organizacional do IDR-Paraná e tem como função básica o envolvimento de parceiros em proposição, priorização e compatibilização de ações e atividades aplicadas às realidades rurais locais. Estas equipes vão articular a extensão e a pesquisa com organizações em todo o Estado.

“Para termos um planejamento estratégico de pesquisa e extensão e um programa de desenvolvimento rural, nós precisamos contar com o apoio de sindicatos, universidades, associações, empresas de ATER privada etc.”, esclarece Llanillo.

Para o diretor-presidente do Instituto, Natalino Avance de Souza, os conselhos também são importantes porque fortalecem a identidade do Instituto. “Com a existência dos conselhos das mesorregiões e do conselho estadual, há a possibilidade de fazermos um planejamento estratégico para o desenvolvimento rural. O IDR-Paraná se fortalece junto com os parceiros do meio e tende a buscar cada vez mais um agronegócio forte e sustentável, fazendo com que o Paraná seja referência no setor”, comentou o diretor-presidente.

Os CCMs são órgãos consultivos do Instituto e atuam de forma integrada ao Conselho Consultivo Estadual (CCE), tendo como função básica envolver parceiros institucionais na proposição e priorização de atividades aplicadas à realidade regional, visando a geração de resultados e impactos no desenvolvimento rural das regiões.
Ao todo, serão sete conselhos consultivos nas mesorregiões: Sudoeste, Centro, Noroeste, Oeste, Centro-Sul, Norte e Metropolitana/Litoral.

Composição
Cada CCM é composto por representantes de entidades com expressiva atuação no desenvolvimento rural, relevante interesse no setor agropecuário e em ações de pesquisa, assistência técnica, extensão e negócios.
Cada CCM deve ter de 07 (sete) a 10 (dez) membros como Conselheiros Titulares e igual número de membros como Conselheiros Suplentes.

Os representantes podem ser das seguintes entidades: Sindicatos Patronais, Sindicatos de Trabalhadores Rurais; Cooperativas Rurais e Agroindustriais, Associações de Municípios, Conselhos Territoriais, Instituições financeiras do Crédito Rural, Assistência Técnica Rural Privada, Instituições de Pesquisa Agropecuária, Universidades Públicas e Privadas, Núcleos da SEAB, e outras organizações públicas ou privadas relevantes.

O conselho consultivo do Sudoeste é formado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Paraná, Agência de Desenvolvimento Regional do Sudoeste do Paraná, IRDES, Faep/Senar, CAPA, Assessoar, Fetraf-PR, Fetaep, Unicafes, Sicredi, Coasul, Cresol, AMSOP, Assema, Coasul, Cresol, Embrapa, UTFPR e IDR-Paraná.
Reportagem: Assessoria de Comunicação

Anterior Relatório do SIF aponta que não houve paralisação de frigoríficos em decorrência do coronavírus em setembro
Próxima IDR-Paraná empossa Conselho Consultivo Mesorregional Noroeste