Ferramenta criada por zootecnistas ajuda no gerenciamento do pasto à distância


Uma ferramenta criada por três zootecnistas de Maringá, no interior do Paraná, permite o monitoramento da pastagem à distância, direto pela tela do celular, auxiliando na tomada de decisão do produtor. Trata-se da Gerente de Pasto, software de gestão e aplicativo focados na melhoria e na eficiência da utilização de pastagens. As informações são do portal Agro Link.

A solução foi idealizada pelos zootecnistas Bruno Shigueo Iwamoto, doutor em pastagens; Josmar Almeida Júnior, mestre em produção animal a pasto; e Edmar Pauliqui Peluso, mestre em forragicultura. O negócio já existe há alguns anos, porém, se prova extremamente atual ao ir de encontro ao momento que o mundo ainda vive, com trabalho à distância existindo em diversos segmentos, incluindo o agro.

Para o funcionamento, o software tem que ser alimentado com informações gerais da propriedade. Com isso, o pasto é “transformado” em números, avaliando processos que levam à engorda do gado através do bom manejo da pastagem, entre outras informações que ajudam na tomada de decisões.

“O método, que disponibilizamos por meio do software e mais recentemente no aplicativo, operacionaliza o planejamento e o manejo do pasto dispensando cálculos e planilhas. As informações todas ficam disponíveis na palma da mão”, destacou Bruno.

Em resumo, a solução funciona por meio das etapas de planejamento forrageiro, com o objetivo de otimizar a alimentação do gado o ano todo, inclusive em períodos de seca. Outras potencialidades são o manejo da pastagem, que estabelece qual a melhor estrutura do capim, permitindo rebrota mais rápida e, consequentemente, mais oferta de alimento para os animais; e a aplicação do método que permite trabalhar a estrutura do pasto de forma global, com informações como a quantidade de cabeças que pode ser colocada em determinada área.

Fonte: ABZ.ORG.BR

Anterior Colheita do feijão chega a 82%, aponta boletim agropecuário
Próxima Prazo para atualização cadastral de rebanho termina dia 30; parcial não chega a 50%