Cordialidade e diplomacia no jantar do Mapa com árabes


Presidente Jair Bolsonaro disse que pretende visitar os países árabes em breve: “O nosso governo está de braços abertos a todos”

Convivência pacífica. Esse o clima ressaltado em vários dos pronunciamentos feitos durante o jantar promovido nesta quarta-feira, 10 de abril, pelo Ministério da Agricultura e a CNA, com objetivo de fortalecer a parceria comercial entre o agro brasileiro e o mundo islâmico. O jantar  teve a presença de 37 embaixadores árabes, mais o Presidente Jair Bolsonaro e o Chanceler Ernesto Araújo.

Foi a Ministra Tereza Cristina quem destacou, em seu pronunciamento, essa convivência pacífica como um valor fundamental: “Hoje, os dois grupos, tanto os brasileiros de fé muçulmana, quanto os originários desse universo cultural aqui, convivem irmanados com os brasileiros de toda origem e de toda fé. E vivem orgulhosos da contribuição que prestaram e prestam para que aqui se assentasse uma sociedade plural e dinâmica”, disse.

Nesse clima de tanta cordialidade e diplomacia, as autoridades brasileiras mantiveram o mesmo tom nos seus pronunciamentos. O presidente Jair Bolsonaro foi breve. Manifestou desejo de que “esses laços comerciais cada vez mais se transformem em laços de amizade, de respeito e fraternidade” e ressaltou que o Brasil “prima pela democracia e pela liberdade”, reunindo pessoas do mundo todo em boa convivência. Disse ainda que pretende visitar os países árabes em breve. “O nosso governo está de braços abertos a todos, sem exceção”.

O embaixador palestino, Ibrahim Mohamed Alamin Alhussain, falou da importância do evento: “O jantar foi muito importante para conversar com presidente e chanceler, a ministra e manter as relações de amizade com o Brasil. Nós apostamos no Brasil”. Por usa vez, o chanceler Ernesto Araújo classificou o encontro como uma “mostra da amizade que se consolida com todos os países”. “O agro é uma força do Brasil no mundo”, disse Araújo.

João Martins, presidente da CNA, também anfitrião do encontro,  reafirmou os propósitos criados para aquela oportunidade: “O jantar foi para mostrar a todos que o Brasil não distingue quem quer que seja; temos de produzir alimentos para o mundo. E seremos os maiores produtores de alimento do mundo.”

Anterior Primeiros cortes de carne Senepol chegam ao mercado
Próxima Preço do boi gordo está acima do previsto para entressafra