Carne: Canadá vai retomar exportações para a China


Retomada representa um aparente alívio nas tensões entre Canadá e China

Os embarques de carne canadense para China serão retomados, após uma pausa de mais de quatro meses motivada por preocupações de Pequim com certificados de exportação falsificados, anunciou nesta terça-feira o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, no Twitter. A retomada representa um aparente alívio nas tensões entre Canadá e China.

A relação entre os dois países está estremecida desde a prisão, em dezembro do ano passado, da diretora financeira da companhia chinesa Huawei, Meng Wanzhou, a pedido do governo norte-americano. Após o episódio, a China prendeu dois cidadãos canadenses alegando questões de segurança nacional, proibiu a importação de canola canadense e adotou maior rigor na inspeção de produtos agrícolas importados do Canadá.

No fim de junho, Pequim pediu que o Canadá suspendesse todos os embarques de carne que tinham como destino a China, após descobrir certificados falsificados de exportação em alguns carregamentos de carne suína. Gary Stordy, diretor de Assuntos Públicos no Conselho Canadense de Carne Suína, disse nesta terça-feira que autoridades canadenses forneceram informações a seus colegas chineses mostrando que o processo de emissão de certificados foi melhorado.

Anterior Aftosa: Produtor paranaense precisa cadastrar rebanho mesmo após fim da vacinação
Próxima Deral: plantio de soja 2019/20 no Paraná atinge 79%