Carne Angus Certificada fecha levantamento das exportações em 2020


Com foco nos embarques para a China, a exportação de Carne Angus Certificada atingiu novo recorde

Dados apurados pela Associação Brasileira de Angus (ABA) revelam que foram enviadas ao mercado externo 597,716 toneladas ao longo do ano. Os chineses abocanharam 42,7% desse montante, adquirindo 255 toneladas, informa a ABA.

“Nos últimos anos, a Angus vinha avançando nos envios ao país asiático, mas em volumes menores. No entanto, em 2020 tivemos um incremento bastante significativo. Isso mostra que os chineses provaram e gostaram do produto, que ele está de acordo com os padrões de qualidade exigidos pelo país e que estamos conquistando nosso espaço em um mercado concorrido e de valor agregado”, afirma a gerente nacional do Programa Carne Angus Certificada, Ana Doralina Menezes.

O total de Carne Angus exportada durante o ano representa expansão de 47% em relação a, até então, marca histórica de embarques da associação, atingida em 2017: 405,817 toneladas de carne premium ao mercado internacional. A quantia também é 105% superior ao exportado em 2019, quando foram embarcadas 290 toneladas.

Segundo a gerente nacional do programa, a expectativa é de que, em 2021, o volume exportado em 2020 tenha alta de, pelo menos, 20%. “A pecuária nacional está crescendo de forma sustentável e focada em entregar uma carne de qualidade que seja competitiva com a de países com um histórico de produção de alimentos premium”, avalia Ana Doralina.

Além da China, Emirados Árabes, Arábia Saudita, Singapura, Líbano, Catar, Omã, Palestina, Bermudas e Hong Kong também foram destinos da Carne Angus Certificada em 2020. Países que impulsionaram a expansão no valor médio da tonelada de Carne Angus exportada; o incremento chegou a 17% frente a 2019. O levantamento da entidade ainda apontou para aumento no mix de cortes embarcados.

Fonte: Associação Brasileira de Angus

Anterior Caixa disponibiliza R$ 6,5 bilhões aos produtores rurais para financiamento da safra verão 2021/22
Próxima DIA NTERNACIONAL DA MULHER