Arábia Saudita deve importar gado vivo do Brasil


Segundo o ministério, foram fechados os últimos detalhes dos certificados zoosanitários internacionais

O Ministério da Agricultura informou que a Arábia Saudita abriu seu mercado para o mel produzido no Brasil e acertou a manutenção das importações de carne bovina e de frango, além de ter aberto a possibilidade de ampliar a área de pescado. Em nota, o secretário de Defesa Agropecuária, Luis Rangel, disse que, durante reunião no Ministério da Agricultura do país, foram fechados os últimos detalhes dos certificados zoosanitários internacionais relativos à exportação de gado vivo. “É um mercado interessante, que importa de diversas origens cerca de 7 milhões de animais por ano”, disse o secretário.

De acordo com Rangel, uma missão da Arábia Saudita no Brasil neste mês verificará não só garantias sanitárias às exportações, mas também as características do abate halal, abate religioso que tem uma exigência complementar sanitária.

O diretor do Departamento de Saúde Animal do ministério, Guilherme Marques, disse que a missão brasileira que está na Ásia se encontrou com autoridades sauditas do setor de segurança alimentar. Nessa reunião foram atualizadas informações em relação a atuações de fiscalizações realizadas no ano passado.

“Todo o relato que fizemos foi bem recebido, assim como todas as argumentações, aspectos e esclarecimentos necessários. Ficaram satisfeitos, principalmente, com a novidade do novo modelo de monitoramento e fiscalização de dados laboratoriais, que vai revolucionar a forma como a gente controla laboratórios e os laudos para certificação.”

Fonte: ESTADÃO CONTEÚDO.

Foto: N. Garrido
Anterior Trade turístico apresenta prioridades para a definição de políticas públicas
Próxima Prazo de adesão ao Refis do Funrural pode acabar na próxima semana